TRANSCRITO DO PROGRAMA OFICIAL DO
X CONGRESSO BRASILEIRO DE ORTODONTIA - OUTUBRO 1996

EDITORIAL

Em plena primavera, a informática estará presente no X CONGRESSO BRASILEIRO DE ORTODONTIA, nos dias 28, 29 e 30 de outubro, sendo o III SIMPÓSIO DE INFORMÁTICA APLICADA À ORTODONTIA E ORTOPEDIA DOS MAXILARES.

O primeiro Simpósio nasceu, timidamente, no VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ORTODONTIA no ano de 1992, graças ao largo horizonte do Presidente Jairo Corrêa e de sua diretiva. Era um empreendimento pioneiro. Durante todo um dia, tivemos uma sala para 100 pessoa, os professores convidados eram cinco e a concorrência foi maior do que a expectativa, com sala sempre cheia, O Dr. Jairo comentou: "No próximo será necessário uma sala maior..." E assim foi. No próximo simpósio, tivemos uma sala para 400 pessoas, repetindo-se, de forma ampliada, o sucesso do primeiro.

Agora, no terceiro simpósio, teremos duas salas, as atividades se estenderão nos três dias do Congresso e terão um total, aproximado, de 80 professores convidados.

Sem dúvida, o Presidente do Congresso, Dr. Jairo, e o Diretor Científico, Dr. Kurt Faltin Júnior, têm um pé no futuro. A nós, que dirigimos esse empreendimento, deram liberdade ilimitada, possibilitando a realização de uma inédita jornada de atividades, a qual colocará à disposição dos congressistas, informações sobre computadores, em quantidade e qualidade nunca antes vista em ortodontia e ortopedia dos maxilares. Tudo está pronto, preparado com carinho e cuidado, confirmado e reconfirmado. Para que as coisas ocorram como foram planejadas, só falta a ajuda de Deus, o que rogamos com humildade.

Todos aqueles que se propõem a acompanhar a modernidade e navegar dentro dela, não podem perder o rumo dos avanços que a ciência nos oferece. Devemos estar preparados para entrar no século XXI. Quem, agora, deixar de lado a informática, depois terá dificuldades em retomar o caminho.

Essa é uma grande oportunidade para o encontro de valiosas contribuições, na área da informática. Esperamos por você !!! "Siga este caminho - Você não pode perdê-lo".
 

Dr. Cléber Bidegain Pereira
Presidente do III Simpósio de Informática
Na Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares