0TRANSCRITO DA REVISTA "ORTODONTIA", ÓRGÃO OFICIAL DA
SOCIEDADE PAULISTA DE ORTODONTIA - Ano IX - No 56; OUTUBRO/ /NOVEMBRO / DEZEMBRO, 1998.

4 SIMPÓSIO DE INFORMÁTICA NA ORTODONTIA E
ORTOPEDIA FACIAL
 
 
Dr. Cléber Bidegain Pereira, C.D.
 
O 11o Congresso Brasileiro de Ortodontia foi, sem a menor dúvida, um grande e retumbante acontecimento científico e social, o maior, na América Latina, em uma especialidade.
Não resisto a tentação de falar sobre o 4o Simpósio. E o faço sem medo de pecar por falta de modéstia, pois, na verdade, o maravilhoso acontecimento científico foi mérito, antes de tudo, do Presidente Jairo e sua diretoria, que criaram e impulsionaram este  Simpósio de Informática. Foi mérito daqueles que apresentaram seus trabalhos: Wilson Sendyk, Júlia Harfin, Roberto Lima, Euloir Passanezi, José Carlos Elogyhen, Carlos  Rodrigues, Jurandir Barbosa, Laurindo Furquim e outros, que brilharam com suas inteligentes, oportunas e lúcidas manifestações. Foi mérito do esplêndido e interessado público que estimulou organizadores e conferencistas.
Tivemos  quase sempre a sala cheia, e os que assistiram podem testemunhar o quanto foi de produtivo o acontecimento. Quero ressaltar o fato  para,  desde já, convidar e motivar aqueles que não estiveram conosco. Não perderão por esperar.  A SPO já está preparando o 12 Congresso Brasileiro de Ortodontia e eu já recebi ordens, do Presidente Jairo, de que devo reunir conferencistas de todas as partes, para que o 5o  Simpósio de Informática seja ainda maior e melhor, de forma a abrir o ano 2 mil com grande esplendor, como a data sugere. Há apenas a dificuldade de que eu não sei como vou melhorar o que já foi excelente.  Venho pedir ajuda de vocês. Críticas, sugestões e indicações serão bem vindas.  Por favor,  não hesitem em me escrever. Estes eventos são feitos para vocês, a opinião de cada um é valiosa para nós os organizadores.
Sinto orgulho das muitas mensagens recebidas, elogiando o 4 o Simpósio e quero compartí-las e agradecê-las. Na impossibilidade de referir-me a todas, transcrevo apenas parte de alguns dos escritos recebidos, referindo-se ao Simpósio de Oclusão Periodontia: "conseguimos, juntos, organizar algo que é absolutamente pioneiro na Odontologia Brasileira ".  "Este acontecimento foi inédito na odontologia e um orgulho para nossa profissão ".  " Eu achei o simpósio simplesmente fantástico..... foi um encontro científico de valor inestimável... "
Ressalto que o Simpósio Oclusão Periodontia, igual que o Simpósio de Padronização de Imagens, não foram encerrados.  Estão abertos na homepage da SPO, ALADO e na minha. Com o título de Fóruns. Procurem ai e deixem suas contribuições. Depois de debatidos, estes temas serão publicados.
 Fiquei ainda mais contente com a apresentação de novos grupos mostrando seus programas e trabalhos, fazendo aflorar, para um público  maior, a sua dedicação e talento. Esta é uma das valiosas finalidades do Simpósio de Informática, estimular e difundir o trabalho daqueles que se iniciam. Muitas vezes uma força, dando o  impulso inicial, pode ser decisiva no desenvolvimento de um bom projeto.
 Outra boa observação foi constatar que proliferam as demonstrações eletrônicas e os livros digitais.
 Tudo isto nos faz constatar que a Odontologia brasileira, especialmente a Ortodontia e a Ortopedia Facial, estão  na vanguarda, utilizando os últimos avanços da Informática aplicada à nossa profissão.
Entraremos o ano 2 mil orgulhosos de que a Odontologia brasileira está participando dos avanços da informática e utilizando estas ferramentas que nos oferece a tecnologia moderna. E agradecidos a Deus pelas oportunidades que nos tem dado para aproveitar estes recursos e  servir à Odontologia.