PUBLICADO NA REVISTA "ORTODONTIA", ÓRGÃO OFICIAL DA SOCIEDADE PAULISTA DE ORTODONTIA   N° 72 -  2003.


ATUALIZADO EM 26/04/2003

ASSINATURA DIGITAL

Cléber Bidegain Pereira, C.D.

A assinatura digital ganhou legalidade em todo o mundo, sendo reconhecida pelos tribunais 1 é considerada de maior confiabilidade do que a assinatura manuscrita não autenticada em Cartório.
Uma equipe de 331.252 indivíduos, composta de cientistas, programadores e usuários voluntários conseguiu desvendar o código criptográfico da assinatura digital  quebrando o segredo da chave de 66 bits do algoritmo RC5. Levaram quatro anos para conseguir o intento, o que comprova a força dos algoritmos simétricos. Certamente é muitíssimo mais fácil falsificar uma assinatura manuscrita 2 .
Porém, para que está assinatura digital tenha valor jurídico inquestionável é necessário que seja emitido um CERTIFICADO DIGITAL, por Autoridade Certificadora 3

Os prontuários eletrônicos adquirem ainda maior validade jurídica quando forem assinados eletronicamente pelo paciente.  Isto não está tão longe quanto pode parecer. O plano do governo é de que em  março 2004 os brasileiros com CPF tenham sua assinatura digital, isto porque a declaração de I.R., que vem sendo entregue em digital necessitará da assinatura eletrônica do declarante.

Uma alternativa imediata, simples e barata, é inserir nos prontuários a identificação biométrica, feita com um pequeno scanner que colhe a impressão digital e é válida como assinatura do paciente 4.
 

SecuGen Hamster II
Identificador biométrico

Assim, mais uma vez comprova-se que os homens e suas máquinas maravilhosas transformaram o mundo de hoje em digital, facilitando a preservação dos prontuários odontológicos.

                           Registro da freqüência ao consultório com a Identificação Biométrica

                          Fórum Legalidade dos Arquivos Digitais Autenticados  - CRO-RS 



1 -  http://www.cleber.com.br/legaldoc.html
2 - Transcrito de Mundo da Imagem ( CENADEN ) N 54 – Nov/Dez 2002 – pagina 21.
3  -  http://www.cleber.com.br/certifica2.html
4 -  http://www.boxinside.com.br/biometria.asp

Veja detalhes da Identificação Biométrica em:
                            Transcrito da pagina BOX INSIDE 

                           Transcrito da pagina FINGERSEC