AVANÇOS DA INFORMÁTICA
Dr. Cléber Bidegain Pereira, C.D.

Na qualidade de usuário comum, não especializado, sinto-me maravilhado e beneficiado com os rápidos e constantes avanços que nos oferece a evolução da informática, o que estimula e impulsiona quem está dentro dela. Isso nos dá a segurança de que trilhamos o caminho certo.

Algumas das grandes dificuldades que tínhamos, há bem pouco tempo atrás, vêm sendo superadas ou, pelo menos, grandemente amenizadas. Este escrito propõe-se, justamente, a mostrar alguns dos aspetos que estão sendo vencidos galhardamente.

ARMAZENAMENTO DE DADOS

As imagens, que ocupavam muito espaço em disco, hoje, com facilidade são redimensionadas e transformadas em formato JPG, quase sem perder qualidade. Existem vários programas, extremamente simples, que propiciam esta transformação, diminuindo expressivamente o tamanho eletrônico e dimensional das imagens.

Os winchesters aumentaram sua capacidade de armazenamento e diminuíram de preço. Já não se fabricam HDs de 1.2 GB, que até bem pouco nos assombravam pelo seu tamanho. Os novos HDs são, no mínimo, o duplo ou bem mais que isto. Podemos ter múltiplos HDs em um mesmo computador, o que nos possibilita guardar todos os dados que temos em um deles e fazer backup em outro. Tendo-se dois computadores, eles podem estar ligados em rede e o Backup é feito no outro computador.

Continua a recomendação de que se façam cópias de reserva em CD ROM. A gravação física no CD ROM é altamente confiável e o valor de nossos dados deve ter toda a garantia que existe. Gravar CD ROM deixou de ser problema. As novas gravadoras tem o preço de uma terça parte de dois anos atrás. São fáceis de operar e instalam-se no gabinete do computador, igual que um drive. Quem não tem volume de dados que justifique adquirir sua própria gravadora, encontrará inúmeras empresas, prestadoras de serviços de informática, que fazem esta gravação, com rapidez e bom preço. Para transportar os dados utiliza-se um dos muitos meios de armazenamento temporáro, como o ZIP Drive, HD externo ou mesmo um HD comum que se instala e desinstala, facilmente, para esta finalidade. 

DEMONSTRAÇÕES ELETRÔNICAS

No início do ano de 1997, os programas para demonstrações eletrônicas, acelerados com os 32 bits, terminaram com a demora que tinham para serem carregados. Não se perde tempo na gravação e, o mais importante, são céleres na apresentação e nos trouxeram novos e fascinantes efeitos de transição, o torna a apresentação eletrônica sumamente atraente.

O rápido abandono dos slides tradicionais acontecerá em breve,  isto está definitivamente certo, pelo prolífero aparecimento dos novos projetores eletrônicos. Até bem pouco eles constituíam um problema sério: eram pesados, difíceis de regular e caros, só justificando a sua utilização para grande público.
Agora eles são portáteis e versáteis. A Sony, Epson, Toshiba, Sharp, 3M e muitas outras grandes empresas lançaram dezenas de opções. A Infocus oferece diferentes modelos, com alta qualidade e preço aceitável.

Tudo isso fará com que as demonstrações eletrônicas passem rapidamente para as salas de aulas e para pequenos grupos, facilitando a transmissão de ensinamentos pelos infindos recursos que oferece.

Não somente aqueles que labutam no ensino, mas todos aqueles que, de uma forma ou outra, desejam usar meios audiovisuais para melhor comunicação, devem-se apressar em dominar os desmistificados caminhos das Demonstrações Eletrônicas, inclusive para transmitir informações a pacientes.

ACESSO À INTERNET

A Internet popularizou-se pela sua atual simplicidade, desmistificando os temores iniciais. Suplantou o FAX, que por sua vez tinha superado o Telex. Porém, não nos contentamos mais em mandar, pela Internet, apenas textos.

A grande vantagem é mandar imagens, o que nos permite a transferência de informações com maior riqueza de detalhes. Debates e consultas de casos clínicos são agora possíveis, de maneira fácil e rápida. Grupos de Estudos não mais necessitam reunir-se em torno de uma mesa. O dialogo, com demonstração da documentação ortodôntica, pode ser feito a grandes distâncias, cada um em seu consultório ou em sua casa.

Para que a documentação seja completa, será necessário melhorar a captura e transmissão da imagens em oclusão dinâmica. Já fiz diferentes intentos e, na homepage da SPO, pode-se encontrar um destes experimentos, o das imagens animadas, que pode ser um excelente caminho, bastando apenas ser aperfeiçoado, com imobilização da cabeça do paciente e do equipamento de captura da imagem.

Multiplicam-se os bancos de dados que oferecem valioso material para estudos, fazendo com que a Internet seja, no momento, indispensável na pesquisa bibliográfica, tantas são as facilidades que oferece. Na área de saúde, existem locais de pesquisa, que vasculham as principais bibliotecas do mundo. É, mais uma vez, a Internet possibilitando a realização de tarefas outrora difíceis, sem que seja necessário sair de casa.

CONFECÇÃO DE HOMEPAGES

As homepages difundiram-se de forma rápida e surpreendente. Inicialmente, era muito difícil a editoriação de homepages. Os arquivos HTML, que as compõem, necessitavam ser feitos, igual que um programa, com os recursos de programação. Agora, surgira editores, como o Front Page, da Microsoft ( e outros ) e o browers, Netscape Navegator Compouse, versão 4, da Netscape Co. que possibilitam a confecção dos arquivos HTML com grande facilidade, sem exigir conhecimentos técnicos de programação.

As homepages são um extraordinário meio de comunicação, transmitindo informações com textos e imagens, editados, através dos arquivos HTML. Não obrigatoriamente, as homepages devem estar abertas ao público ( basta não difundir seu endereço ), podem ser utilizadas apenas para a transmissão dos arquivos HTML, os quais podem ser colocados na homepage, temporariamente, e depois retirados. Isto permite que se mande, ao destinatário, somente o endereço, do arquivo, sem demora de transmissão. A demora, no recebimento, dependerá do equipamento receptor e da velocidade de transmissão do momento, bem como da quantidade e tamanho das imagens. Igual como ocorre ao navegar em uma homepage.

Somente com estes avanços, já há, no meu entendimento, um deslumbramento de oportunidades que se não podem desprezar e ignorar.


NOTA: A homepage da SPO e minha,  oferecem informações, passo-a-passo, de como tratar as imagens, remetê-las pela Internet, como fazer uma demonstração eletrônica e como editar arquivos HTML. 

            Dicas na Internet ( para principiantes )