Prof. Armando Oscar Cavanha
 

   Um nome muito conhecido por aqueles ligados ao ensino e à pesquisa em Odontologia. Nascido em Curitiba, Paraná, teve formação intelectual e científica brilhantes.
Foi professor catedrático da cadeira de Técnica Odontológica da Universidade do Paraná, além de livre-docente de Patologia e Terapêutica Aplicadas, de Clínica Odontológica e de Histologia e Embriologia Geral.
O professor Cavanha teve suas atividades voltadas para a Clínica, a Biologia e a Filosofia da Ciência, tendo publicado inúmeros trabalhos científicos, alguns premiados dentro e fora do país. Publicou vários livros, inicialmente sobre a Clínica Odontológica 
e, nos últimos anos, sobre Filosofia da Ciência, sendo citado, ainda hoje, como referência por diversos autores.
O professor Cavanha teve suas atividades voltadas para a Clínica, a Biologia e a Filosofia da Ciência, tendo publicado inúmeros trabalhos científicos, alguns premiados dentro e fora do país. Publicou vários livros, inicialmente sobre a Clínica Odontológica e, nos últimos anos, sobre Filosofia da Ciência, sendo citado, ainda hoje, como referência por diversos autores.
 Conferencista brilhante, ministrou muitos cursos e realizou incontáveis conferências e palestras, em Congressos e Simpósios, no Brasil e no exterior.
 Com um currículo de dar orgulho a qualquer brasileiro por tê-lo como compatriota, o professor era um homem simples, íntegro e alegre, mas transpirava sabedoria. Era um romântico, um apaixonado pelos mistérios da natureza e pela beleza da vida.
 Conversar com o professor Cavanha valia por muito tempo de estudo. Aprendia-se muito com ele. Fez vários discípulos mas, muito mais, fez amigos.
 Foi uma vida dedicada, com muita paixão, à pesquisa e ao conhecimento, procurando sempre uma forma de divulgar esse conhecimento. Nós aprendemos muito com ele, não só com o que ele pôde nos transmitir mas, também, com o que ele foi, como exemplo de ser humano.
 Em 12 de fevereiro de 2001, aos 81 anos, deixou o nosso convívio, mas sabemos que ele permanecerá vivo em sua obra, em nossa lembrança e em nossos corações.
 Valeu professor!

Antônio Rego de Almeida



                                 Curriculo Vitae