TRANSCRITO DA REVISTA "ORTODONTIA", ÓRGÃO OFICIAL DA SOCIEDADE PAULISTA DE ORTODONTIA - Ano IV - N 23; Jan./Fev. 1993



I SIMPÓSIO DE INFORMÁTICA NA ORTODONTIA E ORTOPEDIA MAXILAR

COORDENADOR: DR. JAIRO CORREA
ORGANIZADOR E RELATOR: DR. CLEBER BIDEGAIN PEREIRA
SIMPOSIASTAS: DR. ANTONIO REGO DE ALMEIDA,
DR. CLÉBER BIDEGAIN PEREIRA, PROF. DR. EROS PETRELLI, DR. GUIOVALDO PAIVA, DR. JOSÉ CARLOS GASPAR. MARCOS J. CAPELOSSI E DR. MARCOS NADLER GRIBEL
FORAM ESTAS AS CONCLUSÕES MARCANTES E MUITO SIGNIFICATIVAS DOS TRABALHOS SOBRE INFORMÁTICA
 
REVISADO EM JANEIRO DE 1999
OS ITENS 13, 14, 15 E 16 ESTÃO DESATUALISADO
CLIQUE AQUI PARA VER UMA VERSÃO ATUAL
1 - O crescente número de informações, geradas em ambiente universal, vêm, a cada dia que passa, aumentando o uso dos computadores em todas as áreas de atividades humanas.

2 - Os equipamentos e sistemas de informática, cada vez estão mais ao alcance do usuário individual. Não só pelos preços que vem baixando, como também pelos sistemas, que se tem tornado mais amigáveis, podendo ser operados por usuários sem conhecimentos especializados em informática.

3 - As opções em informática são tão grandes que cada especialidade, na odontologia, tem equipamentos e sistemas mais indicados para sua atividade. Na ortodontia, a informática encontra múltiplas e crescentes aplicações, que não devem ser desprezadas ou ignoradas, por constituírem valiosos auxiliares, tanto na rotina administrativa do consultório e armazenamento de dados, quanto no diagnóstico, plano de tratamento e pesquisa.

4 - Por meio das micro-ondas, satélites e fibras óticas, o alcance dos computadores se tornou praticamente ilimitado. Pode o usuário comum ter, à sua disposição, bancos de dados de todo o mundo.

5 - Os recursos de multi-mídia permitem a imagem com movimento e som, valendo-se dos recursos do computador. Teremos sua aplicação em tudo que fizermos.

6 - Os tratamentos longos, da ortodontia, propiciam múltiplas aplicações para os computadores. Os Sistemas de Gerenciamento de Consultório, cada vez mais aprimorados, constituem grande economia de tempo para o profissional, e levam a uma excelência em administração.

8 - Na Cefalometria, lidando-se com números, a informática encontrou terreno fértil. Desenvolveu-se a Cefalometria Computadorizada, a qual encontra-se em constante melhoramento. Entre outras coisas, é possível reunir dados de diferentes análises e cruzar essas informações, o que constitui valiosa ajuda para o diagnóstico, plano de tratamento e pesquisa. Programas aplicativos, baseados em estudos de diferentes autores, para diversas situações, colocam, à disposição do ortodontista, de forma eficiente, precisa e rápida, dados que enriquecem as informações para o diagnóstico e plano de tratamento.

9 - A avaliação computadorizada da oclusão oferece dados importantes para a observação de contatos causais prematuros e equilíbrio oclusal.

10- O registro e avaliação precisa e objetiva dos ruídos da ATM, com o auxilio do computador, vem substituindo a avaliação subjetiva do estetoscópio.

11 - A avaliação computadorizada da oclusão oferece dados importantes para a observação de contatos oclusais prematuros e equilíbrio oclusal.

12 - Faz-se necessário planejar antes de executar. É errado comprar as máquinas e depois pensar no que se pretende fazer com elas.

l 3 - A nível de usuário pessoal, o mercado de computadores oferece duas opções principais: os Macintoch e os IBM PCs. Os Mac's têm melhor desempenho na área gráfica, porém são mais caros e pouco difundidos, com programas de custo elevado. Os PCs, espalhados com abundância em todo o mundo, gozam das vantagens da grande difusão: encontram, à sua disposição, incontáveis Sistemas e têm possibilidade de trocar, facilmente, seus componentes, seja para reparos ou ampliação de recursos.

14 - Uma central (CPU) PCAT286, com monitor colorido de baixa resolução pode ser suficiente, se a intenção é a de manipular apenas simples Sistemas de Gerenciamento do Consultório e Editor de Texto. Porém, é necessário ter em conta que os aplicativos, em geral, vêm mostrando a tendência de passar para ambientes Gráficos como Windows, o que exige a plataforma mínima de uma CPU com processador 386SX e 2 Mb de Memória RAM, com Winchester de 80 Mb, além de interface de Vídeo e Monitor colorido de Super Alta Resolução (SVGA).

l 5 - Aqueles que desejam embrenharem-se na Transferência de Imagens, seja para a editoração de slides ou traçado predictivo, em fotografias ou cefalogramas de pacientes, devem dispor de CPU potente, com processadores 80386 ou 80484, com um mínimo de 4 Mb e, já de início, interface de Vídeo e Monitor colorido SVGA.

16 - Placas especiais para tratamento da imagem podem ser acrescidas ou trocadas, conforme a maior exigência de resolução gráfica. Deve-se, no entanto, ressaltar que os arquivos de imagem, com elevada resolução e milhões de cores, têm maior tamanho, ocupando grande espaço em disco.

17 - Novos periféricos, como "scanner", impressora colorida, e outros, frutos da evolução técnica e de nossa própria evolução, poderão ser acrescidos ou substituídos, enriquecendo nosso Centro de informações e ampliando nossas possibilidades.

18 - Devemos estar conscientes de que, com os computadores, é necessário iniciar imediatamente. Quem esperar, ficará irremediavelmente para trás. É o momento de inserir-se nas novas conquistas tecnológicas.