O Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul confere Diploma e Troféu de Honra ao Mérito da     Odontologia Gaúcha a ilustres personalidades, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Odontologia. Os homenageados são: Eleutério Araújo Martins, Gleno Ricardo Scherer e Cléber Bidegain Pereira. A homenagem acontece no dia 18 de abril. 20 horas, Campus da PUCRS - Prédio 40.

Este é o segundo ano em que o CRO/RS institui esta homenagem, a qual chama de "Oscar da Odontologia Gaúcha".


TRANSCRITO DO JORNAL NOTÍCIAS DO CRO/RS  ANA 34 - Nº 2/2006 - Maio/Junho

 


DISCURSO PROFERIDO PELO AGRACIADO CLÉBER BIDEGAIN PEREIRA

DIGNAS AUTORIDADES NOMEADAS PELO PROTOCOLO.

SENHORAS E SENHORES

Agradeço ao Conselho Regional do Rio Grande do Sul, ao Presidente Joaquim,  a Elaine Presidente da Comissão, ao diretor do protocolo e demais Conselheiros.

Agradeço ao Presidente Nobre,  que realça este acontecimento, e do qual tenho, com  desmedido orgulho, o Honra ao Mérito, instituído pela SPO, em 2004. 
 

Agradeço a ABO/RS, ao Presidente Thaddeu, ao Itaboraí, grande batalhador da minha causa.

Agradeço ao Sindicato e demais associações gaúchas.

Agradeço a oportunidade de compartilhar esta magnífica homenagem com os ilustres Glenio e o grande Mestre dos Mestres Eleutério.

Agradeço ao Haroldo, diretor e editor da gloriosa e preciosa Revista Gaúcha de Odontologia, o qual publicou meu primeiro trabalho em 1960.

Agradeço ao Waldemar Hocchein, aqui presente,  com quem estudei e conquistei o diploma de protético, em 5 de novembro 1947.

Agradeço ao Coronel Mauro Rodrigues, aqui presente, o qual, quando secretário Geral do MEC sonhou, planejou, idealizou, criou e executou o magnífico Projeto Rondon e o Campus Avançado da Universidade Federal de Santa Maria, em Roraima, possibilitando-me pesquisar nos índios Yanomamis, em 1970.  Esta pesquisa me abriu caminho para  outras.

Agradeço ao Christy Turner, da Universidade do Arizona, que possibilitou publicar o trabalho dos Yanomamis em Revista de Antropologia nos EUA.

Agradeço a Alex Jacobson, da Universidade de Alabama, com quem fizemos juntos a pesquisa no Chaco paraguaio.

Agradeço ao grande pesquisador Frank Popovich, que me acolheu na Universidade de Toronto me estimulando e distinguindo.

Agradeço ao meu Grupo de Estudos, aos saudosos Santini, Otaño,  Elio de Maria, agradeço ao Interlandi, ao Elgoyhen, muito aprendi com todos eles.

Agradeço ao Professor Manoel Sanches, o Maneco, nos criamos juntos no aprendizado da ortodontia.

Agradeço aos desbravadores companheiros da ABUCO, entre eles o Conselheiro Elvídio, Ricardo Cauduro, Antonio Almeida e João Dulce.

Agradeço ao Telmo e ao Mundstock, meus companheiro no ensino da Cefalometria e co-autores no meu Manual de Cefalometria, o qual foi Livro texto em diversas Universidades e cursos de especialização e foi o primeiro livro da odontologia brasileira traduzido para o espanhol.

Agradeço ao Ben Hur, então presidente do CRO/RS quem me ordenou a realização do Fórum Legalidade dos Arquivos Digitas, o qual, foi repetido nos CROs de Goiânia e São Paulo.

Agradeço ao Márcio Perondi, ao Alui, ao André, ao Durval e ao Tsukamoto,  solidários  nas jornadas pela Certificação Digital.

Agradeço ao Rogério, quem me iluminou na técnica da informática.

Agradeço ao sempre lembrado Loro, que me prestigiou na Academia Gaúcha de Odontologia.

Agradeço ao Placidino, Presidente da Academia Brasileira de Odontologia que me deu forças para fundar e editar a Revista Virtual desta Academia.

Agradeço ao ABC DA SAUDE, que me colocou como editor na área da Odontologia.

Agradeço ao Jairo, presidente da SPO, que me deu tribuna para muitas realizações.

Agradeço a Julia Harfin, presidente da ALADO, que me inseriu no programa de ensino da Universidade de Mainomides, em Buenos Aires.

Agradeço a SOGAOR e ao seu então presidente, Dante Bello, que me deu a honra presidir o 1° Congresso Brasileiro de Informática na Ortodontia.

Agradeço a todos aqueles que, de uma forma ou outra, me ajudaram nesta caminhada.
Agradeço aos aqui presentes.

Agradeço a Hilde, minha maravilhosa companheira de toda a vida.
Agradeço as minhas filhas, Lúcia, Laura e Cristina.
Agradeço as minhas netas, Fernanda, Juliana e Luiza
Agradeço ao meu neto Gabriel.
Agradeço ao meu amado irmão Edgar, meu guia e inspirador.
Agradeço a minha adorada mãe e meu amado paizinho.

E, sobretudo, agradeço a Deus pela generosidade com que agraciou minha vida, da qual recebi mais do que dei.

Obrigado.

Cléber