TRANSCRITO DA REVISTA ORTODONTIA, DA SOCIEDADE PAULISTA DE ORTODONTIA - VOL 33 - N 03 -  SETEMBO/OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRO/2000

 
 
 
 
 
 
 
Um portal especialmente
desenvolvido para o
          ortodontista brasileiro 

Reunindo diversas seções - notícias, entrevistas, 
revistas, cursos e compras entre outras - o portal 
www.ortodontia.com.br oferece informações  
científicas de qualidade e serviços de interesse  
profissional.

 
 
"Só pode oferecer conteúdo quem domina o conhecimento". Foi a partir dessa premissa que o coordenador do portal, Laurindo Zanco Furquim idealizou a organização do projeto. Contando com a experiência do Dr. Cléber Bidegain Pereira, personalidade de destaque em tudo que se refere a tecnologia digital na ortodontia, Laurindo convidou mais de 100 profissionais para integrarem o conselho consultivo do portal e disponibilizarem, assim, o material necessário para a atualização das noticias e opiniões on-line.

Lançado oficialmente durante o Orto 2000, o www.ortodontia.com.br reúne diversas seções de informação cientifica, serviços de compra on-line e de e-mail gratuito, opinião de colunistas, entrevistas, hospedagem de sites, alem dos habituais chat, fóruns e search. Esta gama de opções oferecidas ao profissional da ortodontia amplia o espaço da ciência na internet, constituindo um ponto de referencia para quem pratica a ortodontia ou deseja conhece-la.

Quem acessou o portal, nos últimos sessenta dias, já encontrou, por exemplo, o nome de todos os especialistas brasileiros classificados por estado e cidade, com seus respectivos endereços e telefones. O acesso as home pages da Associação Latino Americana de Ortodontia  (ALADO), da Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO)  e da Associação Brasileira de Ortodontia (ABOR)  também pode ser feito por meio do site.

Servidor de e-mail gratuito, pesquisa e educação continuada

As facilidades com as quais a tecnologia brinda a vida moderna, são indiscutíveis. Para auxiliar o desempenho de profissionais de ortodontia que utilizam a rede, o site oferece um serviço de e-mail gratuito, no qual o ortodontista veicula seu e-mail a sua profissão. Quem quiser basta cadastrar-se no portal e utilizar o seu nome@ortodontista.com.br. Pacientes, fornecedores, amigos que quiserem entrar em contato com o ortodontista, na certa agradecerão a providencia.

Dr. Cléber Bidegain acredita que "a participação dos consultores e a valorização da informação eletrônica são motivos para que o www.ortodontia.com.br seja visto como o maior portal da ortodontia mundial". Segundo ele "falar de ciência sem falar na troca de informações significa desperdiçar oportunidades vitais para o crescimento profissional".

A informação disponível no site foi concebida para apoiar, e não para substituir, o relacionamento existente entre pacientes ou visitantes e os profissionais da odontologia.

Sabe aquele software que você viu numa apresentação no ultimo congresso?  Sim, aquele que executava inúmeras operações que iriam facilitar a administração do seu consultório ou organizar melhor suas fontes de referencia na Ortodontia. Você esqueceu o nome, não lembra onde colocou o cartão do revendedor, não sabe explicar para o seu funcionário ou prestador de serviços em informática onde encontrar, etc.

No ortodontia.com.br, uma seção completa, imparcial para guiar compras de produtos como este lhe auxiliara no trato da sua memória. Mais importante que ter uma mente enciclopédica e saber onde encontrar o conhecimento.

Paginas pessoais de profissionais como você poderão ser hospedadas gratuitamente, sem os problemas que os provedores normalmente lhe impõem, como tamanho de espaço e senhas complicadas para atualizações.

Também será possível oferecer, como nos leilões, produtos que você tenha de segunda-mão ou mesmo encontrar algo que se procura há tempos.

Aos que possuem pouco tempo, consulte o Clipping especializado do site ortodontia.com.br, onde seus consultores lhe deixarão atualizado dos recentes acontecimentos da especialidade.

Quanto às suas home pages: www.ortodontia.com.br/suapagina ou seu domínio próprio, como www.seunome.com.br não sofrerão qualquer tipo de apropriação indevida pelo site. Você poderá continuar divulgando seu endereço próprio e funcionando como tal. Seu visitante apenas saberá que você fez uma parceira com o ortodontia.com.br. Esta é uma tendência em portais verticais em todo o mundo.

O site também conseguiu, com ajuda da National Center for Biotechnology Information, National Library of Medicine e da National Institutes of Health oferecer aos seus visitantes o recurso de procurar fontes para pesquisas ortodônticas no próprio site. O usuário poderá discriminar em qual das mais de 45 revistas internacionais gostaria de fazer a busca ou escolher todas.

Finalmente, também poderão gravar os resultados de suas pesquisas e/ou enviá-las por e-mail para os centros de comutação de artigos na integra ou para seus orientandos/orientadores ou colegas de turmas dos cursos semi-presenciais que o site fará junto com o seu parceiro UNIVIRT, portal especializado em educação a distancia, geração de conteúdo eletrônico e impresso e gerenciamento de educação continuada mediada por computadores.
 
 
 

  Professores Cléber Bidegain Pereira e  
Laurindo Furquim, coordenadores  
do site www.ortodontia.com.br