TRANSCRITO DO BOLETIM INFORMATIVO DA SOCIEDADE GAÚCHA DE ORTODONTIA - Ano VI - N 17; Dezembro, 1996

I CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA ORTODONTIA

Dr. Cléber Bidegain Pereira, falando sobre a grande realização da Sociedade Gaúcha de Ortodontia, (SOGAOR), o 1° Congresso Brasileiro de Informática na Ortodontia, ressaltou que os computadores vêm-se impondo em todas as áreas de atividades humanas. Ninguém pode ignorá-los, sob pena de tornar-se desatualizado e fora da realidade. "O presidente da SOGAOR, Dante Rafael Bello, e sua diretoria, que têm um pé no futuro, mantém-se preocupados em que a ortodontia brasileira não perca o rumo dos avanços que proporcionam a informática", disse o Dr. Cléber. Acontece, explica o Dr. Cléber, que no cenário brasileiro, a SOGAOR vem fortalecendo a informática aplicada na ortodontia. A SOGAOR tem sua "home page" na Internet. Mantém um catálogo eletrônico de seus sócios, com fotografia, e tem a Internet à disposição dos ortodontistas para consultas e pesquisas. No 10° Congresso Brasileiro de Ortodontia, em outubro, em São Paulo, a SOGAOR teve atuação brilhante, destacando-se tanto nas atividades individuais, quanto coletivas de sua representação. Considerando isto tudo, foi uma conseqüência natural que a SOGAOR tenha tomado para si a inédita realização de um congresso exclusivamente de informática para ortodontistas e odontólogos, empreendimento que, se impunha com premência.

O Dr. Cléber informou que, sem a menor dúvida, será um acontecimento exitoso, esperado pela odontologia sul-americana. Junto, realizar-se-á o 5° Congresso da Associação Latino-americana de Ortodontia, expandindo as fronteiras do Rio Grande do Sul por toda a América Latina.

Dr. Cléber ressaltou que a comissão científica montou, com extremo critério, uma programação diversificada, de tal forma que possa atingir, principalmente, aqueles que se iniciam na informática, tanto ortodontistas, odontólogos como os de outras atividades. Para os iniciados e veteranos, haverá programações específicas, de especial interesse e aproveitamento. o Dr. Robert Justus, presidente da ALADO, e entusiasta da informática na ortodontia, ditará um curso de 12 horas.

O Dr. Cléber informou que estão abertos dois fóruns na "homepage" da SOGAOR: padronização de arquivos utilizados na ortodontia e legabilidade da documentação digital. Os debates destes dois fóruns na Internet serão analisados em sessão especial no l° Congresso Brasileiro de Informática na Ortodontia.

Finalizando, Dr. Cléber convida a todos os odontólogos e atividades afins a que participem do 1° Congresso Brasileiro de Informática Aplicada na Ortodontia, nos dias 24, 25 e 26 de abril de 1997, em Porto Alegre, no Prédio 40 da PUCRGS.

Entrevista

Dr. Cléber Bidegain Pereira
Presidente do III Simpósio de Informática na Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares