TRANSCRITO DA REVISTA "ORTODONTIA", ÓRGÃO OFICIAL DA SOCIEDADE PAULISTA DE ORTODONTIA - Ano VII - N 45 Setembro/Outubro 1996

ENTREVISTA

DR. CLÉBER BIDEGAIN PEREIRA

PRESIDENTE DO III SIMPÓSIO DE INFORMÁTICA NA ORTODONTIA E ORTOPEDIA DOS MAXILARES

Nosso entrevistado Dr. Cléber, perguntado sobre novidades do Simpósio, respondeu que as novidades são muitas e de grande interesse para a ortodontia e ortopedia dos maxilares. A maior delas é que, ao contrário de anos anteriores, haverá, agora, atividades em todos os três dias do Congresso, sendo que, no dia 29, o Simpósio funcionará em duas salas simultaneamente. Este maior espaço físico evidencia que os dirigentes da SPO acreditam na grande procura dos temas de informática. Esta é a visão baseada no ocorrido em outros congressos, no Brasil e no exterior.

Sobre o número de horas de informática, disse que, no dia 29, ocorrerão as Mesas Demonstrativas e, no dia 30, as Mesas Consultivas, ambas são em número de onze (11) e funcionam simultaneamente, durante todo o dia. Só aí há um total de 176 horas. Portanto, o total geral chega perto das 200 horas com assuntos de informática.

Referente à diferença entre Mesas Consultivas e Demonstrativas, o Dr. Cléber informou: As Mesas Demonstrativas funcionam da mesma maneira que as conhecidas " Mesas Clínicas ". Um ou mais demonstradores apresentam seu tema, de forma prática e elucidativa, para grupos que chegam sem seu local dentro do horário estabelecido, no caso, no dia 30 de 8 às 16 horas. As Mesas Consultivas têm uma dinâmica diferente. Também funcionam de forma prática e direta, durante todo o dia 29, porém são formados grupos de cinco (5) que se alternam, buscando os temas de suas escolhas, no elenco abordado pelas Mesas. A intenção é dirimir dúvidas. Estimulam-se as perguntas para que ocorra o diálogo, esclarecedor, direto com os demonstradores.

Quanto aos professores convidados para o Simpósio de Informática, o Dr. Cléber declarou: "Teremos quase 80 convidados para atuarem ativamente. Todos com elevados conhecimentos como usuários ou técnicos na área de informática, prontos para difundirem seus conhecimentos. Cabe dizer que eu estou muito orgulhoso por ter reunido um grupo de tão grande expressividade, oque agradeço à direção da SPO, que não me estabeleceu limites, e ao Dr. Antônio Rego de Almeida, Dr. José Carlos Gaspar e Dr. Mário Wilson Corrêa, que me ajudaram nesta tarefa".

As atividades principais do Simpósio alcançarão ampla gama de assuntos, apresentados de maneiras diferentes, com possibilidades de atender ao interesse dos Congressistas, em suas inquietudes e em todos os níveis. Assim, cada um terá as suas atividades principais, de acordo com seus maiores interesses.

Quanto ao funcionamento do Simpósio propriamente dito, conta-nos o Dr. Cléber que o Simpósio acontecerá na tarde do dia 28, funcionando de maneira semelhante aos Simpósios tradicionais. Terá apenas a peculiaridade de contar com dez (10) ativadores, especialmente convidados, que farão perguntas aos componentes da Mesa. Esta foi uma experiência exitosa do último Simpósio em 1994. Dois dos temas abordados, Gerenciamento de Consultório e Mesas Digitalizadoras, foram encomendados, com grande antecipação, pelo Departamento de Informática da SPO, para serem pesquisados, e suas conclusões serão apresentadas nesta ocasião. Porém, todos os quatro (4) temas serão inéditos e esclarecedores, com grandes benefícios para a nossa especialidade.

Em considerações finais, disse-nos que, levando em conta o crescente interesse que há pela informática, aplicada na ortodontia e ortopedia dos maxilares, e a magnitude das informações oferecidas, está absolutamente convicto do grande sucesso em todo o X CONGRESSO BRASILEIRO DE ORTODONTIA e no III SIMPÓSIO DE INFORMÁTICA NA ORTODONTIA E ORTOPEDIA DOS MAXILARES. Sugere a todos os colegas que participem dessas atividades. E frisa: SÃO IMPERDÍVEIS!!!