PROGRAMAS GENÉRICOS
 

Os chamados programas genéricos são aqueles que que desenvolvem funções específicas que servem para muitas áreas de atividades humanas. Exemplo os editores de textos, os programas de manipulação das imagens, o Excel para planilhas e bancos de dados,  etc. etc.
Programas específicos são aqueles que realizam trabalhos especiais, que necessitamos em nossos atividades, como é o caso dos programas de Cefalometria Computadorizada, usados na Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares.  Estes programas geralmente têm um formato "proprietário"  e só podem ser lidos por estes softs especiais, ou suas versões só para ler. A filosofia atual em informática é utilizar os programas específicos quando absolutamente necessário e, se possivel, transferir os arquivos para programas de utilização genérica para finalização, leitura ou armazenamento.
Os programas genéridos, além de que "todo o mundo"  têm e pode lê-los com facilidade,  apresentam a vantagem de ter grande riqueza de ferramentas, as quais não são encontradas nos programas específicos.
Dentro desta filosofia, o Dr. Carlo Marassi desenvolveu algumas planilhas de cálculos que são de grande utilidade para o Ortodontista, ainda que sejam simples como ele mesmo diz, o que representa mais uma vantagem.


 

Marassi Ortodontia e Ortopedia Facial
 
ANÁLISE DE DISCREPÂNCIA DE TAMANHO DENTÁRIO

Planilha de Cálculo para análise de Bolton