TRANSCRITO DA REVISTA "ORTODONTIA", ÓRGÃO OFICIAL DA SOCIEDADE PAULISTA DE ORTODONTIA - N. 40 - Nov. / Dez. 1995.


Versão atualizada em 1997:   fontes1.html



Para obter fones especiais: http://www.fonts.com

MODELOS DE LETRAS

Dr. Cléber Bidegain Pereira
Algumas das coisas que escrevo são inspiradas em perguntas, formuladas em meus cursos, ou por ortodontistas que me telefonam. Quando percebo que a resposta pode interessar a um maior número de colegas, trato de escrever sobre o assunto. É o que ocorre com este escrito, sendo que, neste caso, há maior importância por dois motivos: Primeiro, o questionário é inteligente, singular e foi formulado por um jovem brilhante, aluno do curso de Pós-Graduação da Universidade do Paraná: Juarez Fortes Waltrick Kohler. Segundo, a pergunta: "quais as fontes que eu utilizo", não foi respondida na ocasião. Tive um lapso de memória, teria de recorrer a listagem do computador, deixei para responder depois e acabei esquecendo.

Em informática, os modelos de letras têm o nome de "fontes". Tenho na lembrança o meu deslumbramento, há vários anos atrás, quando foi instalado no meu computador o Corel 3, com 70 fontes. Depois disto, passei a ter mais de 200 fontes. Atualmente, tenho um CD-ROM com 25 mil fontes (desnecessário dizer que nem cheguei a ver 10% destas).

É muito bom ter milhares de opções. No entanto, no caso das fontes, isto traz alguns inconvenientes ponderáveis e significativos. Motivo pelo qual classifiquei a pergunta como inteligente, suscitando outras ponderações, quase sugerindo que se deve limitar o número de fontes.

1 - Perde-se tempo escolhendo entre 200 ou mais fontes. Sendo que muitas delas são semelhantes, até mesmo quase iguais. Eu já encontrei a mesma fonte, com a denominação em inglês e em português. Algumas fontes estão repetidas, quatro vezes: normal, negrito, itálico e em negrito/itálico. Isso é desnecessário, pois os programas oferecem opções para transformar as fontes normais em negrito e/ou itálico.

2 - Ao menos que se tenha um Pentium 100, o Windows demora para entrar se há mais de 200 fontes para carregar. Perda de tempo que se repete a cada abertura de Windows.

3 - A utilização diversificada de fontes causa demora, quando se passam arquivos de um computador para outro, se não está instalada, no outro computador, a fonte utilizada originalmente. Aparecerá uma mensagem pedindo informações sobre a fonte que deverá ser usada. Isto toma algum tempo e, mais ainda, muitas vezes as fontes que ele oferece não nos agradam e acabamos em trabalho adicional de mudar a fonte.

Por tudo isso, faz-se necessário simplificar, deixando instaladas apenas aquelas fontes que escolhemos como mais utilizáveis. Apresentam-se duas opções: ter as fontes no HD, desinstaladas do Windows, ficando à disposição para serem instaladas, ou desinstalar do Windows e também apagar do disco.

Neste último caso, as fontes podem estar à disposição em CD-ROM, como as tenho eu, ou em algum outro local de cópia reserva, pode ser até mesmo em disquetes (*).

Não é difícil instalar e desinstalar fontes do Windows, principalmente se estão à nossa disposição com facilidade, como no CD-ROM ou HD(**).

Eu divido os modelos de letras em quatro categorias: clássicos, script, gótico e letras cheias para cobrir e editoriar slides. No final deste escrito, relaciono aqueles que mais utilizo.

Venho propor que, através do Departamento de Informática da SPO, seja criado um grupo de letras que serão recomendados como Padrão do Depto. de Informática da SPO. Sendo a tarefa demais importante para que meus companheiros do Departamento e eu decidamos sozinhos, peço a ajuda de cada um que ler esta proposta. Por favor, mandem suas sugestões o mais breve possível.

Tenho falado que, dentro da informática, algumas coisas devem ser padronizadas, mesmo comprometendo a individualidade. A redução e padronização de fontes é um destes casos.

FONTES SCRIPT: Banff; Brush Script; Kaola; Linus; Presidente; Lincoln; Shelley Allegro; TRT e Granff.

FONTES GÓTICAS: Frankenstein.

FONTES CLÁSSICAS: Avan; Avan Guarda; Arial; Time New Roman e Toronto.

FONTES PARA COLORIR: Bahamas Heavry; Cottage; Cupertino; Umbrela (*)

(*) Sendo em redor de 200 fontes, tomam em média um total de 8,5 Mb. Os arquivos das fontes têm a extensão "ttf" e são inseridos no diretório Windows, sub-diretório "system". Aparecem aí arquivos com nomes das fontes, com extensão "fon". Não se preocupe com eles, eles são criados pelo Windows, quando o arquivo "ttf" é inserido.

(* *) Para instalar ou desinstalar as fontes: MAIN - CONTROL PANEL - FONTS. Aparecerá uma caixa de diálogo, onde estão relacionadas todas as fontes que se encontram no disco, instaladas ou não. Iluminam-se as eleitas e clica-se em REMOVE ou ADD, conforme se deseje instalar as fontes no Windows ou removê-las de lá. Nesta opção, aparece a alternativa de apagar a fonte do disco ou não (Delete Font File From Disk).