TRANSCRITO DA REVISTA "ORTODONTIA", ÓRGÃO OFICIAL DA SOCIEDADE PAULISTA DE ORTODONTIA - N. 40 - Nov. / Dez. 1995.


Para obter fones especiais: http://www.fonts.com

MODELOS DE LETRAS

Dr. Cléber Bidegain Pereira. C.D.
Algumas das coisas que escrevo são inspiradas em perguntas, formuladas em meus cursos, ou por ortodontistas que me telefonam. Quando percebo que a resposta pode interessar a um maior número de colegas, trato de escrever sobre o assunto. É o que ocorre com este escrito com a pergunta: quais as fontes mais utilizáveis ?

Diga-se em princípio que, modelos de letras, em informática, têm o nome de fontes. Lembro meu deslumbramento, há vários anos atrás, no tempo do WIN 3.1, quando foram instaladas no meu computador, 70 fontes. Depois disto, passei a ter perto de 200 fontes. Atualmente, tenho um CD-ROM com 25 mil fontes (desnecessário dizer que nem cheguei a ver 10% destas). É bom ter milhares de opções. No entanto, no caso das fontes, isto traz alguns inconvenientes ponderáveis e significativos. Motivo pelo qual classifiquei a pergunta como inteligente, suscitando outras ponderações, quase sugerindo que se deve limitar o número de fontes.

1 - Perde-se tempo escolhendo entre 200 ou mais fontes. Sendo que muitas delas são semelhantes, até mesmo quase iguais. Eu já encontrei a mesma fonte, com a denominação em inglês e em português. Algumas fontes estão repetidas quatro vezes: normal, negrito, itálico e em negrito/itálico. Isso é desnecessário, pois os programas oferecem opções para transformar as fontes normais em negrito e/ou itálico.

2 - Mesmo que se tenha um computador com alta performance, o Windows demora para entrar se há mais de 200 fontes para carregar. Perda de tempo que se repete a cada abertura de Windows.

3 - A utilização diversificada de fontes, também, causa demora, quando se passam arquivos de um computador para outro. Quando, no outro computador, não está instalada a fonte utilizada originalmente, aparecerá uma mensagem pedindo informações para trocar de fonte. Isto toma algum tempo e, mais ainda, muitas vezes as fontes sugeridas não nos agradam e acabamos em trabalho adicional de escolher nova fonte.

Por tudo isso, faz-se necessário simplificar, deixando instaladas apenas aquelas fontes que escolhermos como mais utilizáveis. Outras fontes poderemos ter em outro local, como em um dos nossos HDs, desinstaladas do Windows, em um diretório à parte, ficando à disposição para serem instaladas, no Windows, na hora que desejarmos. Este outro local pode, ainda, ser um CD-ROM, onde inúmeras fontes estarão à nossa disposição. Não é difícil instalar e desinstalar fontes do Windows, principalmente se estão à nossa disposição em um CD-ROM ou HD (*).

Eu divido os modelos de letras em quatro categorias: clássicos, script, gótico e letras cheias (Heavy) para colorir ao editoriar slides ou colocar em homepage. O Departamento de Informática da SPO está trabalhando no propósito de estabelecer um grupo de letras, que serão recomendadas como Padrão pela SPO. Tenho falado que, dentro da informática, impõe-se a padronização de algumas coisas, afim de melhor proporcionar o entendimento, entre diferentes máquinas e pessoas, ainda que isto contrarie posição filosófica, que defendo, de que o homem não deve perder sua individualidade. As fontes são um destes casos, em que se faz necessária a padronização, na utilização corrente, reservando-se outras fontes para a arte criativa (**).

Já houve uma boa sugestão de que fossem recomendadas aquelas que já vêm com o Windows 95. No entanto, já constatei que diferentes instalações do Window 95, têm fontes diversas. Transcrevo a seguir as fontes que estão em estudos para serem apresentadas, no IV SIMPÓSIO DE INFORMÁTICA NA ORTODONTIA, no XI COMGRESSO BRASILEIRO DE ORTODONTIA, em outubro de 98. Há tempo para sugestões, as quais serão muito bem vindas.

FONTES CLÁSSICAS: Arial black; Time New Roman e Toronto.

FONTES SCRIPT: Banff; Kaola; Presidente; Shelley Allegro e Matura MT script capitals.

FONTES GÓTICAS: Frankenstein e Lincoln.

FONTES PARA COLORIR: Bahamas Heavry; Cottage; Cupertino; Umbrela e Algerian.

(*) Para instalar ou desinstalar as fontes: clica-se em MEU COMPUTADOR, no menu principal, depois procura-se o diretório WINDOWS e ai está o sub diretório FONTES, de onde podemos retirar ou instalar fontes.

(**) Para dar criatividade às fontes, sugiro o Adobe Photo Shop, versão 4, com os filtros especiais, como o KPT30, o Eye Candy 3.00 ( Inner Bevel) e outros, com os quais pode-se conseguir efeitos muito especiais.