PERDA DE INCISIVO CENTRAL SUPERIOR

As perdas prematuras de dentes anteriores superiores, de uma maneira geral, apresentam duas possibilidades de tratamento:
FECHAR ESPAÇOS ORTODONTICAMENTE OU COLOCAR
IMPLANTES E/OU PRÓTESE.
A perda de um dos Incisivos Centrais Superiores, em um jovem, é catastrófica.
É um grande  problema que se apresenta ao Cirurgião Dentista.
A maior tendência é manter o espaço, com prótese provisória e, oportunamente colocar implante ou prótese.

PERDA PREMATURA
CASO NO 2

Ainda muito jovem, com os caninos decíduos presentes, o paciente perdeu o Incisivo Central superior esquerdo, por injúria. Quando chegou para consulta,
havia a opção de recuperar o espaço perdido, recolocar a linha média em sua posição, colocar uma prótese provisória e planejar, para mais tarde, a colocação
de  implante e/ou prótese.
Na fotografia inicial observa-se que  o Incisivo Lateral havia, praticamente, ocupado o lugar do Incisivo Central perdido. Pareceu-nos que a natureza indicava o aproveitamento do Lateral como um Central. Haviam sinais de falta de espaço, o que nos fez decidir por ocupar o espaço ortodonticamente. Extraíu-se o primeiro prémolar do lado esquerdo, com isto conseguimos colocar o canino esquerdo em chave de oclusão e restaurar a linha média, quase em seu lugar. O espaço, ficou bem distribuído, de tal forma que foi possível fazer uma resina com o mesmo diâmetro mesio-distal do outro central.

Faltam ainda alguns detalhes como a mesialização do canino e transformá-lo,

com ajuda de resina, em incisivo lateral. Não favorece a estética o colo cirúrgico que ficou muito baixo. Pensamos aumentar, cirurgicamente, a coroa clínica do incisivo restaurado.