ENSINO A DISTANCIA

É realmente para vibrar de entusiasmo constatar que a Odontologia está investindo com muita força no Ensino a Distância (EAD), utilizando  recursos da mais alta tecnologia.

Basicamente são três os sistemas utilizados neste momento:

1 -  Transmissão via TV, utilizando as redes de antenas, com salas de recepção espalhadas pelo Brasil.  Tecnologia de ponta com qualidade excepcional de transmissão em tempo integral.  Este sistema foi inaugurado para a Odontologia, recentemente, pela OdonSat, que congrega grandes nomes da Odontologia brasileira e é  transmitindo para 100 salas de aula dispersas no Brasil.  Outros grupos estão trabalhando com a mesma sistemática, inclusive a PUC/RS VIRTUAL.

2 – Transmissão via Internet. Entre outros empreendimentos, o SENAC SP vem investindo em aulas para a Odontologia e há um Congresso que se realiza via internet. www.supercongresso.com.br

3 – Uma sistemática, mais simples, são aulas dinâmicas, com  imagens animadas e textos ricamente explicativos de tal forma que dispense a presença física do professor. Estas aulas são destinadas para os alunos estudarem em casa. Disponibilizadas na internet ou fornecidas em CD-R para os alunos.  Este sistema está sendo preparado para o  EAD-ABORS e outras.

De uma ou outra forma, Escolas e Universidades deverão utilizar estes meios, pois o MEC autorizou que  20% da carga horária de cursos, de graduação até doutorado, podem ser em digital.

 

Prof. Dr. Cléber Bidegain Pereira

Dr. Gabriela Correa Ferreira