CASO CLÍNICO - TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR


RESUMO

Nas reabilitações de estomatologia, geralmente, há necessidade de tratamento multidisciplinar.
Quando há previsão de complementar o tratamento ortodôntico, com prótese e dentística,  Isto pode facilitar a ortodontia. Ressalta neste caso a importância do diagnóstico e planejamento.
 

INTRODUÇÃO E DESCRIÇÃO

Caso clínico de adulto, com necessidade de tratamento ortodôntico, protético e dentística.
Observa-se nas imagens iniciais que, em posição de Máxima Intercuspidação ( MI ), há severa articulação invertida de Incisivos e Canino esquerdo, com desvio mandibular. No entanto em Relação Cêntrica (RC)  mostra que boa parte desta disrelação é por acomodação funcional da Mandíbula, ( "Pseudo-Classe III") o que facilita o tratamento da oclusão. O elemento pôntico do 12 deverá ser substituído e os demais Incisivos superiores reatomizados com estética.
 
 

                               Inicial - Máxima Intercupidação     Inicial - Relação Cêntrica
 

TRATAMENTO

Incisivos superiores foram protruído com ortodontia e o Canino esquerdo vestibularizado, restabelecendo-se assim uma oclusão satisfatória, no aspecto fisiológico e concluído ai o tratamento ortodôntico. O elemento pôntico do Incisivo Lateral direito foi substituído e os demais Incisivos superiores reatomizados.

                                Tratamento ortodôntico concluído   Tratamento total concluído


Perfil facial antes                    Perfil facial depois

CONCLUSÃO

A avaliação da oclusão em Relação Cêntrica é fundamental para o correto diagnóstico e planejamento.  No caso, além da expressiva melhora dentária, na oclusão e estética,  a  mandíbula reposicionada restabeleceu a harmonia do perfil facial.
Devido  reatomização e reposição dentária com dentística e prótese, o tempo de tratamento ortodôntico foi consideravelmente diminuído. Todo o tratamento durou apenas 10 meses.
 

Complemento imagens
Detalhes técnicos
Posição da mandíbula
Referências Recolocação da Mandíbula
Referência "Falsa Classe III"