Entrega de Títulos Membros Eméritos


Relato suscinto do cerimonial da Assembléia Extraordinária de Entrega dos Títulos de Membros Eméridos da Academia Gaúcha de Odontologia, que deles fizeram mérito.

A magnífica presença de acadêmicos e familiares engrandeceu e fortaleceu a AGO, a Diretoria agradece a receptividade e atenção recebida. Muito obrigado.

Fotos do evento

Clicando nas fotos, elas serão exibidas maiores

A Confrade Helena Wilhem de Oliveira, Diretora do Cerimonial e do Protocolo, abre os trabalhos e, seguindo as determinações protocolares convida as autoridades presentes para comporem a Mesa, a iniciar pela Presidente da ACADEMIA GAÚCHA DE ODONTOLOGIA Confrade Lina Eda Martineli de Lima.

Clique aqui para ler o protocolo completo da assembléia (.doc)

Anunciadas e convidadadas pela Confrade Helena, as demais autoridades tomaram seus lugares na Mesa, a direita da Presidente Lina o Ex-Presidente da AGO Confrade Francisco Amado Bastos Lacroix e a sua esquerda o Confrade Flavio Augusto Marsiaj Oliveira. Presidente da ABO/RS. No lado esquerdo da Mesa a Dra. Sheila Rosembergas Villas Boas - Representando o Sindicato de Odontologia do Estado do Rio Grande do Sul e no lado direito da Mesa Dr. João Paulo Ercolani - Representado a Sobracid e as entidades de aperfeiçoamento profissional da Odontologia Gaúcha.

Demais componentes da Mesa, a direita da Presidente o Confrade Ex-Presidente da AGO Confrade Francisco Amado Bastos Lacroix e o Confrade Flavio Augusto Marsiaj Oliveira Presidente da ABO/RS, na esquerda da Presidente Lina.

A Presidente Lina dá início a seção saudando os presentes e convida a todos para cantarem o Hino Nacional.

Vista parcial dos confrades da AGO.

Concluídio o Hino Nacional a Presidente Dra. Lina Martinelli de Lima sauda os presentes, faz a abertura oficial do evento e a seguir faz a chamada dos titulares que receberam a outorga de Membros Eméritos composta por diploma da AGO e troféu confeccionado pela artista plástica Gloria Corbetta, especialmente para a entidade.

Clique aqui para ler o discurso completo da Dra. Lina (.doc)

Relacionados os Confrades agracidados como Membros Eméritos:

A seguir a Presidente Lina convida o Confrade Lacxroaix para saudar os acadêmicos laureados como MEMBROS EMÉRITOS.

Lacroix com o brilhantismo que lhe é peculiar, soltando palavras como se fossem sopradas pelo vento do tempo, salpicadas de fino humor, deleitou a todos quase extasiados com o sabor de seus versos. Confrade Lacroix, entre outras tantas, ressalta a importância do acontecimento, e reconhece que nosso grupo está ficando velho... Porém, sem perder o amor a Odontologia e a AGO.

O confrade Haroldo Cauduro, um dos baluartes mais brilhantes da AGO, autor de muitos livros e artigos científicos, inclusive criador da primeira Revista Brasileira de Odontologia, a gloriosa REVISTA GAÚCHA DE ODONTOLOGIA e muitas outras grandes realizações na Odontologia nacional, tendo sido um dos fundadores da ABO/RS.

Confrade Leopoldo Marques Louro recebendo seu título sobre o aplauso acalorado de seus bons amigos.

Confrade Gleno Ricardo Scherer recebendo seu merecido troféu.

Confrade Bruno Edmundo Markus que deixou os demais com um pontinha de "inveja salutar" pois carregou consigo muitos maravilhosos familiares, de todas as idades.

Confrade Cléber Bidegain Pereira, webmaster da homepage da AGO.

Confrade Edy Ceciliano Sá Carneiro recebe seu título merecido por muitas batalhas pelo bem da Odontologia, atuante no ensino e na clínica com destaque desmedido no cenário nacional e internacional.

Confrade José Oscar Schneider dos Santos, organizador e diretor da Faculdade de Odontologia da ULBRA.

Confrade Luiz Carlos Tovo, 1º Vice Presidente da atual Diretoria da AGO, recebe seu merecido troféu. Tovo também tinha um contingente familiar adorável que lhe tomou fotografias a apladiu com merecimento.

A diretora do protocolo convida o Confrade Haroldo para falar em nome dos agraciados como MEMBROS EMÉRITOS. Em um acontecimento memoráveis como desta noite, em que com arte e ciência mesclou-se a rigides do protocólo de solenidades oficias com a descontração do encontro de velhos amigos, difícil salientar pontos altos da festa. Mesmo assim, todos que conhecemos o cientista poeta Haroldo ansiavamos por ouvi-lo falar em nome dos agraciados.

Com a esperada desenvoltura de escritor e poeta, Haroldo agradece a homenagem recebida por seus pares. Entre as calorosas e expressivas palavras proferidas pelo orador, salienta uma homenagem merecida ao Presidente fundador da AGO, Professor Louro: "Recorrendo os labirintos da memória recordo o passado há tantos anos atrás, na sala da direção na Faculdade de Odontologia da PUC, com a presença e a liderança do grande idealizador desta entidade, o saudoso e eminente mestre e professor Louro, que a saudade nos faz relembrar. Aquilo ficou registrado em nossas almas e jamais vamos nos esquecer os demais encontros que se seguiram atravessando pelo caminhar dos anos."

Discurso Total da Academia (Documento do Word)

A seguir com a fidalguia que é peculiar aos grandes homens, Haroldo presta homenagem aos companheiros falecidos.

Acadêmicos Que Nos Deixaram (Imagem)

A seguir a palavra é passada para o Confrade Tovo a fim de que saúde o Confrade Paulo Louro Pereira Filho, neste ano agraciado com honroso tíulo Professor Emérito da UFRGS. O Confrade Tovo exaltando o Professor Louro, em improviso do coração foi ressaltando os feitos do grande professor Louro e salpicando a recordações do seu grupo, todos Confrades agora agraciados como Membros Eméritos e que, de uma forma ou outra foram influenciados beneficamente por Louro, que além de Mestre era um líder condutor dos então jovens Juca, Tovo em outros. Confessa Tovo que muito do que realizou foi inspirado na conduta retilínia do Confrade Louro, no que foi seguido, expontaneamente, pelo Confrade Juca que, tomando a palavra, refendou as palavras do Tovo com entusiasmo que comoveu aos presentes.

Clique aqui para ler o discurso completo (.doc)

O Professor Emérito da UFRGS, Paulo Louro Filho, com improviso de fidalgo, revestido de modéstia e sabedoria, agradeceu a homenagem de seus pares manifestada pela rica descrição de Tovo.

Clique aqui para ler o discurso completo (.doc)

Tanto Tovo, quanto Louro prometeram-me escrever algumas coisas de seus improvisos para aqui fiquem registradas, nesta reunião histórica da AGO que deve ficar perene para exemplo dos futuros acadêmicos da AGO.

A Presidente Lina solicita que seja entregue um ramalhete flores para a esposa do Professo Louro, Dna. Juracy, homenagem justa pois por certo ela também contribui para os feitos de seu marido, pois é sabido de todos, e nunca contestado, que atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher.

Da mesma forma a Presidente Lina solicita a entrega de oferenda floral para a esposa de nosso amado Confrade Décio Oliveira, outro grande homem, sábio e amigo, recentemente falecido e chorado por todos.

As alegrias também fizeram parte deste que aqui escreve. Tive além de receber a outorga de Membro Emérito da AGO, o prazer de encontrar duas ex-alunas no primeiro e segundo curso que ditei, em minha vida, na Faculdade de Odontologia de Pelotas, onde minha amada Hilde e eu nos formamos. Voltar lá como professor convidado foi uma honra que me envaideceu, nos anos de 1965 e 1966. Maior alegria ainda em encontrar, duas de minhas alunas nestes cursos, agora ex-professoras da Universidade Federal de Pelotas, então alunas de graduação, Confrades Lili Luchcke Bammann e Lourdes Rota Devildos, as quais com carinho e agradecimentos vieram me abraçar. Obrigado queridas Confrades.

Confrade Manoel Sant'Ana, casado com irmã do meu grande amigo Coronel Gilberto Oscar Miranda Schmidt, meu primeiro cliente.

Edi Ceciliano As Carneiro, Harodo Cauduro e Cléber - amigos de toda a vida.

Confrades, Edy Ceciliano de Sá Carneiro, José Oscar Schneider Santos e Haroldo Cauduro.

Bruno e Cléber.

Confrade Lacroix e Telmo Berthold, co-autor do livro de INTRODUÇÃO À CEFALOMETRIA RADIOGRÁFICA, junto com o Confrade Carlos Alberto Mundstok, primeiro livro específico de Cefalometria editado no Brasil como livro texto da UFRGS, agora na 5º edição no prelo da Universidade. Salienta-se que o livro foi dos primeiros que reverteu o processo de tradução do português para o espanhol. Até então os livros de Odontologia e Medicina eram traduzidos do espanhol para o português.

Cléber usando um lenço de seda de sua amada Hilde.

O confrade Bruno que aniversariou no dia da homenagem, no jantar informal que se seguiu a Solenidade, foi reverenciado com bolinho de aniversário, aplausos e carinhos de seus familiares e Confrades.

Confrade Lilian abraça com carinho o aniversariante.

A linda família e amigos de Tovo participando do jantar que seguiu a cerimônia.

O Confrade Louro Professor Emérito da UFRGS cercado do carinho de sua esposa, Confrades, familiares e amigos.

A Presidente Lina em momento de descontração, depois do dever cumprido, junto com sua Diretora do Cerimonial e Protocolo, Confrade Helena Wilhem de Oliveira.

NOTA: A maioria destas fotografias foram tomadas pelo simpático e afável esposo da confrade Helena e do filho do Confrade Tovo. Ressaltamos que este relato, que pretende ser histórico, deve receber contribuição de quantos desejarem manifestarem-se. Não há limite de espaço e muito desejo de correções, observações e contribuição.