Dr. Cléber Bidegain Pereira escreve prefácio em livro de Graciela Porta, sobre Anatomia Radiológica

Prólogo

Anatomia Radiográfica é um precioso compêndio que vem enriquecer a ciência odontológica. Partindo do simples para o complexo, conduz o leitor pelos caminhos do conhecimento das estruturas crânio faciais. Para tanto, utiliza textos claros, fotografias e desenhos primorosos, seguindo aquele preceito de "uma imagem vale mil palavras". Agora acrescido de "imagens animadas valem dez mil palavras".

A sistemática de combinar o livro tradicional, em papel com arquivos digitais em CD-R possibilita irrestrito número de imagens, o que foi bem aproveitado pela autora que apresenta em redor de 1.600 imagens esclarecedoras dos mínimos detalhes.

A maravilha deste livro não surpreende, a autora, Graciela Porta, tem excelente formação, como ortodontista e radiologista. Peregrinou pela docência e foi discípula do saudoso e sábio Romanán Santini e do radiologista de imensurável saber, Alfredo Ronchi. Tudo isto acrescido de larga experiência clínica, na cefalometria, anatomia e radiologia.

Tive a feliz oportunidade de mergulhar na coletânea de ensinamentos que se encontram no CD-R de Porta, posso assegurar que nunca em minha vida encontrei algo de mais lindo, didático e esclarecedor. Antevejo que será um guia seguro para o aprendizado dos que se iniciam. E aqueles que têm muitos anos de aprendizado, como eu, poderão aí encontrar esclarecimentos para as dúvidas que possam surgir. Afirmo isto porque, recentemente, aconteceu comigo, uma colega, Mestre em ortodontia, marcou o ponto A em posição posterior, obtendo ANB = -10º. Eu não concordei, entendi que estava errado. Porém, ficou a dúvida. Recorrendo ao CD-R de Porta, lá estavam os esclarecimentos que eliminavam todas as dúvidas. No caso, marcando adequadamente o ponto A, o paciente tinha ANB = -3º, diferença altamente significativa.

Ressalto ainda que as máquinas de hoje carecem atualização constante. A máquina do corpo humano, construída por Deus, é perfeita e será sempre a mesma, prevejo que Anatomia Radiográfica será perene, desafiará o tempo...

Dr. Cléber Bidegain Pereira

© 2006 Cléber Bidegain Pereira. Todos os direitos reservados.