Qualificação Dissertação Certificação Digital

FOP/UNICAMP - Nayene L. Manzutti Eid

Publicado: "Avaliação do Conhecimento e Utilização da Certificação Digital em Clínicas de Radiologia Odontológica"
Revista da ABRO, 2007; 8 (1): 35-41
Para o trabalho na íntegra: www.cleber.com.br/fe_publica/defesa_mestrado_nayene.pdf


NOTÍCIA

Um marco histórico na Odontologia é a dissertação de Nayene L. Manzutti Eid “Avaliação do Conhecimento e Utilização da Certificação Digital em Clínicas de Radiologias Especializadas”, a qual foi qualificada no dia 1º de dezembro e deverá ser defendida em fevereiro de 2007, na área de Radiologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, FOP/UNICAMP.

A Certificação Digital, que foi recomendada para os prontuários digitais pelo CFO, agora é reconhecida em trabalho de dissertação de Mestrado da Nayene. Parabéns para a Mestranda Nayene e para seu orientador, Prof. Dr. Francisco Haiter Neto, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Radiologia na Odontologia (ABRO).


Prof. Dr. Frab Norberto Bóscolo (Chefe da Disciplina de Radiologia Odontológica da FOP/UNICAMP), Nayene Leocádia Manzutti Eid, examinada; Prof. Dr. João Sarmento (Ortodontia); Prof. Dr. Eduardo Hebling (Orientação Profissional); Profa. Dra. Gláucia Ambrosano (Bioestatística, coordenadora do Curso de Pós Graduação de Radiologia Odontológica da FOP/UNICAMP).

Aqueles que prestam exames recebem ajuda de seus professores,
coordenador, colegas, familiares, de Deus e do Espírito Santo.
Porém, na hora do exame, eles estão sozinhos. A foto simboliza
 bem este fato.

Ressalta-se que foi sábia e oportuna, a recomendação do CFO, de que seja inserida, nos Prontuários Digitais da Odontologia, a Fé Pública em Cartório. Este caminho garante a data do arquivo e lhe confere total validade e não repúdio em Tribunal.

Inserir a Fé Publica é um procedimento fácil, de baixo custo, que é realizado pela internet. A exigência é de que os arquivos remetidos sejam assinados com Certificado Digital e anexos de mensagens também assinadas com Certificado Digital. Isto se faz necessário para que o Cartório tenha segurança da autoria do arquivo e assim possa inserir Fé Publica.

Decorrente dos estudos da Mestranda Nayene, foi conseguido que os Cartórios aceitem arquivos zipados da Odontologia, o que nos possibilita formar um "pacote" com arquivos de diferentes formatos, como o ZIP abaixo, que tem imagens JPG, Textos em DOC e arquivos de Cefalometria JOE.

NOTA: Para abrir este último arquivo é necessário o programa XSign View, que pode ser baixado gratuitamente da internet.

Fé Pública em Cartório

O Carimbo do Tempo vem sendo esperado, pela Odontologia, desde o Fórum do CRO/SP, em 2004, quando autoridades de Brasília, presente na ocasião, nos confirmaram que breve teríamos, definitivamente, resolvida a questão da data de mensagens certificadas. No entanto, o Carimbo de tempo só aparece agora, com o trabalho da BRY Tecnologia, empresa Catarinense, apresentado no 4º CertForum, em Brasília. O sistema oferece múltiplas opções de real importância.

Para mais detalhes, visite: www.convergenciadigital.com.br

Outra solução aponta para a Fé Pública inserida por Cartório, como recomenda o CFO, a qual é totalmente feita pela internet. O custo por arquivo é de R$ 3,00, sendo que pode ser um pacote ZIP, o qual possibilita conter vários e variados arquivos, de diferentes formatos, contanto que não passem, de tamanho total de 3 MB, o que é suficiente para nossas necessidades.

Por exemplo: O arquivo anexo, que tem fotografias do paciente, radiografias, cefalometria e texto, totaliza 1,064 MB.

Este pacote ZIP contém arquivos de diferentes formatos, como se pode observar no que segue:

Basta mandar pela internet, para o Cartório, arquivos em formato ZIP que serão em 24 horas devolvidos com Fé Pública.

Como mandar e como pagar: O Cartório só pode receber os arquivos, para inserir Fé Pública se conhecer o remetente. Para tanto é necessário que a remessa destes arquivos seja feita em mensagem assinada com Certificado Digital. Para aqueles que possuem Certificado Digital, basta mandar as imagens para o endereço andrelemos@cartoriosarlo.com.br.

Para pagar também é fácil. Como é inconveniente e trabalhoso fazer pagamentos de R$3,00, é aberta uma conta para o CD ou para o Centro de Radiologia e o pagamento pode ser feito, sem juros, mensalmente ou quinzenalmente, conforme combinação.

Aqueles que desejarem provar o sistema, podem fazer, sem ônus, mandando os arquivos direto para o endereço: andrelemos@cartoriosarlo.com.br, ressaltando que é a primeira experiência.

Nayene L. Manzutti Eid
Breno Ramos Boeira Júmior
Cléber Bidegain Pereira

© 2006 Cléber Bidegain Pereira. Todos os direitos reservados.