Prof. Dr. Clovis Marzola cita Cleber em prefacio de livro do Dr. Mauro Cruz

Prefácio do Livro

"Em minha vida cientifica, que já se aproxima dos 70 anos, não tenho na lembrança de ter tido em mãos um compêndio tão bem estruturado e apresentado, como esta obra do Dr. Mauro Cruz.

Desde muito cedo amei as imagens como uma bela forma de comunicação, acreditando naquele dito de que “uma imagem vale por mil palavras“. Quando essas imagens são ordenadas em seqüência inteligente e acompanhadas de explicações esclarecedoras, como neste livro, chega-se ao máximo na arte da transmissão de conhecimentos. E conhecimentos não faltam aqui, onde está a experiência de vida de um profissional sábio, metódico e hábil. Encontram-se nestas paginas as técnicas tradicionais, entremeadas de preciosos artifícios pessoais e únicos.

O livro é uma seqüência como o subir de uma escada. O autor conduz o leitor, passo a passo, dos conhecimentos básicos da cirurgia até às mais sofisticadas intervenções.

Na antiguidade, arte e técnica eram definidas com uma só palavra. Na Idade Média, com o grande desenvolvimento das artes, passou-se a diferenciá-las. Mauro, com simplicidade nos mostra arte e técnica, conjuntamente, em suas magníficas demonstrações cirúrgicas.

Lembro-me de algo escrito que dizia que algumas pessoas achavam estranho, que um homem carregava a lanterna em suas costas. Assombrados, perguntaram porque assim o fazia, e lhes foi respondido, que era para iluminar o caminho daqueles que vinham atrás. Assim tem feito Mauro Cruz em toda sua vida, e apesar de muito jovem ainda, vem iluminando o caminho dos que lhe seguem e, este livro é a prova disto.

Professor Mauro Cruz – História viva e iluminada da Implantodontia e, só por esse nome pode-se muito bem visualizar sua antecedência, que vem de um outro nome famoso e, que ficará indelével dentro dessa especialidade odontológica, o Doutor Clóvis Cruz.

Professor, Pesquisador e Amigo - seu exemplo incentiva sucessivas gerações de profissionais de saúde a comporem verdadeiras equipes interdisciplinares no atendimento de pacientes, com zelo equivalente para o exame, o diagnóstico.

Prefacio seu livro, honrado e feliz e, por quê não dizer radiante, pois o considero um dos grandes nomes da Implantodontia nacional e internacional. Faço isso com muito carinho, colocando aqui também pareceres e opiniões de meus queridos amigos Cleber Bidegain e Marília G. de Oliveira.

Cada leitor desta obra será mais rico após consultá-la e, mais zeloso em sua missão-profissão de Cirurgião-Dentista."

Professor Doutor Clóvis Marzola
Professor Titular de Cirurgia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo

© 2006 Cléber Bidegain Pereira. Todos os direitos reservados.