Publicado no Jornal CIDADE Uruguaiana 23 de abril 2002-04-28


 
 
           PERSONALIDADE EM FOCO

 
Cléber Bidegain Pereira, Cirurgião Dentista, especialista em Ortodontia, nascido e criado em Uruguaiana, completa agora seu cinqüentenário como odontólogo, trabalhando nesta cidade, de onde se ausentou apenas uma vez, por um tempo maior - 2 anos - quando foi residir nos EUA em 1954, buscando ampliar seus conhecimentos na Odontologia.
É Presidente, pela sexta vez consecutiva, de Simpósio de Informática na Ortodontia, que acontece de 2 em 2 anos, em São Paulo, o qual faz parte do Congresso Brasileiro de Ortodontia, com 5.000 participantes.
Pertence a Academia Gaúcha de Odontologia,  The Pierre Fouchard Academy e será empossado na Academia Brasileira de Odontologia.
Foi agraciado com várias medalhas e honrarias, no RGS e Brasil, sendo que em 1990 recebeu a Medalha Pannain - Ortodontia, a maior comenda da Odontologia Brasileira.
Autor de quatro livros e mais de cem trabalhos publicados, na área de Ortodontia e Antropologia.
Pesquisador na Universidade de Toronto e subvencionado pelo Conselho Nacional de Pesquisa.
Foi Presidente o 10 Congresso Brasileiro de Informática na Ortodontia, realizado em Porto e Alegre, e também Presidente do 10 Congresso Paraguaio de Informática na Ortodontia.
Professor em cursos de especialização em Ortodontia em várias Universidades do Brasil e Argentina.  Ditou cursos e conferências em três continentes.
Em sua terra, que tanto ama, foi Presidente da então Sociedade Odontológica de Uruguaiana, do Lions Clube, do Aéreo Clube, da APAE e trabalhou fecundamente em diversos projetos para o bem desta cidade.
Por seu trabalho, de 50 anos, em prol do engrandecimento de nossa cidade, é  nosso destaque no mês de abril.
 

Religião: Católico Apostólico Romano.
Mania: perseverar, amar minha família
Passatempo: mexer com imagens digitais da Ortodontia
Defeitos:  Muitos
Qualidades: Lealdade,  amar ao próximo
Um livro:  O tempo e o Vento
Um escritor:  Fico na família,  Luiz Fernando Veríssimo.
Uma personalidade:  Meu pai, Naor Lopez Pereira
Esporte:  Informática:
Time:  Grêmio
Um projeto: Estudar o padrão facial dos nórdicos e compara-los com meus estudos nos Crânios pré Colombianos de Sambaquis.
Um sonho: ter mais tempo para estudar e transmitir o que aprendo.
Mensagem final: a arte de contemporizar, característica do brasileiro, é uma qualidade do homem que me fascina.