A grande plasticidade do processo alveolar é terreno fértil para instalação de más oclusões, geradas por maus hábitos. No entanto, esta mesma plasticidade alveolar, também, é uma valiosa e maravilhosa aliada, capaz de compensar disrelações esqueléticas, quando não é perturbada por forças alheias à fisiologia natural.
Ilustro essa afirmativa com imagens de nosso estudo em Crânios de Sambaquis, onde a quase totalidade dos casos apresentou ângulo goníaco fechado, como o N0 45.  Porém, um dos espécimes tem ângulo goníaco muito aberto, evidenciando severa micrognatia do ramo mandibular. A micrognatia é simétrica o que se pode considerar como sendo genética e não adquirida.
Este ângulo goníaco aberto é muito semelhante ao caso relatado em nosso estudo no Burlingon Growth Center, na Universidade de Tronto1 1986 e  Plasticidade Alveolar 2 1993.
 
 

                         
Mandíbula com poderoso ramo ascendente e goníaco
fechado. Achado constante nesta população.
Conjeturas podem ser feitas sobre a micrognatia do ramo 
mandíbular. Aqui queremos ressaltar a plasticidade alveolar

COMENTÁRIO:   Assombra a robustez da mandíbula do crânio 1732 - número 45, constante em toda a amostra. Poderia-se especular,  atribuindo isto a hiper mastigação.... Porém, os índios Yanomamis, que examinamos em 1970, também tinham a mesma hipermastigação ( provam seus dentes atricionados ) e não se observou mandíbulas robustas como esta....
Fica a pergunta:  será toda a evolução das espécies uma programação genética ???

                  Estudo Cefalométrico em Crânios de Sambaquis 

                  Plasticidade alveolar - Estudo no Burlington 
 


PEREIRA. C.B.  -Estudos no Material do Burlington Growth Centre - Universidade de Toronto - Canada  -  Revista Paulista de Cirugiões Dentistas (APCD) - Vol. 40 -   Nº 3 - Maio/Junho, 1986.

PEREIRA. C.B. - Plasticidade Alveolar - Revista  "ORTODONTIA", da  SOCIEDADE PAULISTA DE ORTODONTIA - Nº 24 - Mar/Abr 1993.




                          Outros trabalhos sobre Cefalometria 

CASO CLINICO clique sobre a imagem