Carimbo de Tempo (Time Stamp)


Buscando informações atualizadas sobre o Carimbo de Tempo, escrevi para o Dr. Muarício Augusto Coelho, Diretor de Infra-Estrutura de Chaves Públicas - DINFRA. do ITI da Casa Civil da Presidência da República. Prontamente tive a grata noticia que segue:

Prezado Dr. Cléber,

Claro que me recordo do Doutor e fico feliz em saber que ainda esteja na ativa em nossa "militância" pró-certificação digital ICP-Brasil na Odontologia brasileira.

O Timestamp ICP-Brasil evoluiu sim desde nosso encontro em São Paulo. Em outubro de 2009, o Comitê Gestor da ICP-Brasil aprovou e publicou as resoluções que regulamentam esse novo serviço no âmbito da ICP-Brasil. No sítio do ITI, o Doutor poderá acessar o conjunto de documentos que tratam do assunto: DOC-ICP 11 a 14 - www.iti.gov.br/twiki/bin/view/Certificacao/DocIcp

Durante o ano passado (2010), o ITI se ocupou em adquirir e implementar toda a infraestrutura tecnológica necessária para operar o sistema de carimbos de tempo da ICP-Brasil, fato este já superado, de modo que, hoje, os interessados em se tornarem Autoridades de Carimbo de Tempo- ACT ICP-Brasil podem se submeter a procedimento de credenciamento junto ao ITI. Ainda não temos nenhuma ACT credenciada. Duas se encontram em processo de credenciamento e possívelmente até o final deste ano de 2011 já estarão operando ofertando carimbos de tempo ICP-Brasil ao mercado brasileiro.

Abraços cordiais,
Maurício Augusto Coelho
Diretor de Infra-Estrutura de Chaves Públicas - DINFRA
Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI
Casa Civil da Presidência da República do Brasil
+55 (61) 3424-3874
www.iti.gov.br

Mais informações sobre Carimbo de Tempo e ACT, clique aqui.