TRANSCRITO DO JORNAL CIDADE - 5 SETEMBRO, 2000

 
 
  
      Viajei...   Uma maravilha      
 
Villa La Angostura
ARGENTINA
 
 

Vila Angustura, Jardim de la Patagônia, assim é chamado este lugarejo  perdido  na Cordilheira dos Andes, rodeado de montanhas imponentes, bosques gigantescos e lagos cristalinos azuis e esverdeados.    A natureza é tão impactante em sua beleza  que
fiquei, instantaneamente apaixonada pelo lugar e, sempre que posso, retorno, pois é lindo em qualquer época do ano. O cenário da cordilheira pintada de branco pela neve no inverno,  é tão deslumbrante que perder o olhar na paisagem, já vale a viagem!
Além disto, para os esquiadores, o Cerro Bayo está disponível com  pistas e meios de elevação modernos.
Na primavera e no verão, as montanhas são uma mistura de diferentes  tonalidades de verdes e de flores nativas amarelas e vermelhas, oferecendo trilhas panorâmicas  para  passeios de bicicleta ou caminhadas. Os lagos e pequenos rios são um atrativo a mais com praias transparentes  e abundante pesca de salmão e da truta.
No outono,   novamente,  a  montanha se transforma, pintando-se de laranja, vermelho e roxo e temperatura amena convida para desfrutar a natureza.
O cruze da cordilheira em direção ao Chile por uma estrada cuidada e policiada, é seguro e imperdível, pois a paisagem que se modifica a cada curva,  nos conquista e faz com que a viagem se realize  devagar  para que se possa desfrutar do panorama.
O passeio  dos 7 lagos é encantador. Por uma trilha pitoresca que ora costeia os  lagos, ora esta  dentro do bosque nativo ainda intacto,  onde a enormidade das árvores seculares, o ruído das cascatas e o silêncio da mata nos fazem parar a cada momento para desfrutar lentamente deste paraíso.
Aos viajantes interessados,  informo  que ir  a  Villa La Angostura  é  encontrar uma linda arquitetura em estilo canadense, abusando de troncos e esculturas em madeira;  é  encontrar privacidade,  pois não existem hotéis,  só cabanas ou hosterias equipadas para acolher um viajante exigente.   Sua culinária regional faz a festa do nosso paladar ao oferecer excelentes defumados de salmão, trutas, javali, geléias, chocolates.  Acho que La Angostura é um lugar para se sentir em paz, para repor energias e cultivar o espírito perante tão exuberante presença de Deus.

Ana Lúcia Bidegain Brandi