Translation    
 
 
 
 

                                                       
Com a intenção de buscar esclarecimentos sobre  o tema: EXTRAÇÕES OU NÃO EXTRAÇÕES, a direção do V SIMPÓSIO DE INFORMÁTICA NA ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL, realizou um Worshop. A temática entre outros aspectos, envolve as Expansões das arcadas dentárias.  A intenção é debater o tema e sugerir indicações, limites e restrições, destes procedimentos.
Observa-se em publicações, cursos e casos clínicos que expansões exageradas estão sendo recomendadas, com a finalidade de ganhar espaço para corrigir apinhamentos, sem considerar  limites fisiológicos e estéticos. Faz-se necessário que  proeminentes especialistas da Ortodontia e Ortopedia Facial manifestem suas opiniões, a fim de que jovens, com pouca experiência, sejam mais bem esclarecidos.

Na busca destes esclarecimentos, o tema foi debatido,  entre professores e clínicos, procurando-se formular alguns conceitos básicos.

Os simposiastas são os Professores:  Kurt Faltin Júnior,  José Carlos Elgoyhen, Roberto Lima, Rubens Simões coordenados por Cléber Bidegain Pereira.

Um grupo de Ativadores realizou perguntas a Mesa depois que o tema foi apresentado por todos os simposiastas. Estes ativadores, professores e clínicos foram:  S. Interlandi, Dante Rafael Belo,
Dayse Urrias,  Julia Harfin, Carlos Rodrigues, Leonor Seraphin e Silvia Maccarini Dall´igna

As conclusões deste Workshop serão publicadas, depois de debatidas detalhadamente entre os simposiastas
 
 


          CONCLUSÕES DO WORKSHOP SOBRE EXTRAÇÕES